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10 de junho de 2008

>> INTERNET E EDUCAÇÃO



No texto do prof. José Manoel Moran: "Como utilizar a Internet na educação", o autor nos relata o grande “boom” da internet na vida das pessoas e na escola, uma mídia aberta que requer cuidados especiais para quem faz uso da mesma, onde cada um diz o que quer, fala o que pensa, cria rádios, tvs, home pages, mas que essa tecnologia também pode ser usada de forma responsável e na educação pois essa mídia atrai o aluno a descobrir, e pode ser uma ótima ferramenta de comunicação entre professor-aluno, aluno-professor, professor-professor e entre os próprios alunos.
O texto nos da perspectivas na renovação da forma de dar aula, trazendo uma lista de projetos elaborados dentro das instituições por professores juntamente com o alunos, onde o professor-supervisor é o coordenador acompanhando as fases do aluno-pesquisador e incentivando-o, tirando suas duvidas motivando-o, anotando suas descobertas tudo dentro da proposta do projeto, q eu será apresentado em sala aos demais colegas publicando os resultados em suas páginas ou na do professor, discutindo as relações dos projetos em sala juntamente com os demais alunos.Ensinar utilizando a Internet exige uma forte dose de atenção do professor. Diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação se torna mais sedutora do que o necessário trabalho de interpretação. Os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis, de endereços dentro de outros endereços, de imagens e textos que se sucedem ininterruptamente. Tendem a acumular muitos textos, lugares, idéias, que ficam gravados, impressos, anotados. Colocam os dados em seqüência mais do que em confronto. Copiam os endereços, os artigos uns ao lado dos outros, sem a devida triagem, nos dis O prof. Moran.
Nos alerta sobre as pesquisas na internet, pois são muito ágeis e fácil, mas nem sempre trazem um resultado fidedigno, nos diz como propor essa pesquisa partindo do geral para o especifico e já em um segundo momento diretamente num especifico e com a pratica ir melhorando o senso de pesquisa dos alunos, a fim de estarem realizando sempre uma busca uniforme com fontes seguras.
A comunicação segundo Prof. Moran na internet são novas chamam a atenção nos atraem, os textos na tela aumenta a importância e suas facilidades de correção de cópia de dewslocamento e transmissão.; Segundo o prof. Moran amenta a procura pelos chats ou bate-papos. Muitos estudantes passam horas seguidas em conversas aleatórias, fragmentadas, em um autêntico jogo de cena, de camuflagem de identidade, de meias-verdades. Mas o chat tem um grande potencial democrático, por ser aberto, multidimensional. Nessas trocas, realizam-se encontros virtuais, criam-se amizades, relaciona mentos inesperados que começam virtualmente e muitas vezes levam a contatos presenciais. Mas com todo esse potencial e vantagens existem os problemas pois com toda essa facilidade imaginem quantas homepages são publicadas por dia há informação demais e conhecimento de menos não dá tempo para digerir tamanha avalanche de dados, o cria uma confusão entre informação e conhecimento, pois o conhecimento não se passa ele se cria se constrói. Temos que procurar sensibilizar os alunos a filtrar, selecionar, comparar, avaliar, sintetizar, contextualizar o que é mais relevante, significativo, pois como nos diz o Prof. Moran É difícil avaliar rapidamente o valor de cada página, porque há muita semelhança estética na sua apresentação, há muita cópia da forma e do conteúdo: copiam-se os mesmos sites, os mesmos gráficos, animações, links.
Ensinar na e com a internet atibge resultados significativos quando se esta integrado,Integrar a Internet com as outras tecnologias na educação _ vídeo, televisão, jornal, compu-tador. Integrar o mais avançado com as técnicas convencionais, integrar o humano e o tecnológico, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.

A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica. (Prof. Moran)

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